jQuery é uma biblioteca JavaScript cross-browser desenvolvida para simplificar os scripts client side que interagem com o HTML. Ela foi lançada em dezembro de 2006 no BarCamp de Nova York por John Resig. Usada por cerca de 77% dos 10 mil sites mais visitados do mundo, jQuery é a mais popular das bibliotecas JavaScript.
jQuery é uma biblioteca de código aberto e possui licença dual, fazendo uso da Licença MIT ou da GNU General Public License versão 2. A sintaxe do jQuery foi desenvolvida para tornar mais simples a navegação do documento HTML, a seleção de elementos DOM, criar animações, manipular eventos e desenvolver aplicações AJAX. A biblioteca também oferece a possibilidade de criação de plugins sobre ela. Fazendo uso de tais facilidades, os desenvolvedores podem criar camadas de abstração para interações de mais baixo nÃvel, simplificando o desenvolvimento de aplicações web dinâmicas de grande complexidade.
A Microsoft e a Nokia anunciaram planos de incluir o jQuery em suas plataformas, a Microsoft adotando-a inicialmente no Visual Studio para uso com o framework AJAX do ASP.NET, e a Nokia na sua plataforma Web Run-Time de widgets. A biblioteca jQuery também tem sido usada no MediaWiki desde a versão 1.16.
Principais funcionalidades do jQuery:
• Resolução da incompatibilidade entre os navegadores.
• Redução de código.
• Reutilização do código através de plugins.
• Utilização de uma vasta quantidade de plugins criados por outros desenvolvedores.
• Trabalha com AJAX e DOM.
• Implementação segura de recursos do CSS1, CSS2 e CSS3.
Qualquer editor de código suporta jQuery, sendo necessário fazer download da respectiva classe em:jQuery.com como por exemplo esta:http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.11.1/jquery.min.js Uma das maiores novidades relaciona-se com a resolução da incompatibilidade entre browser's; especialmente com o IE (Internet Explorer) versão menor que 9.